Sistemática filogenética em revista de divulgação científica: análise da Scientific American Brasil

Autores

  • Pedro Henrique Ribeiro de Souza Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p75

Resumo

Este trabalho analisa como artigos de Divulgação Científica (DC) abordam a Sistemática Filogenética, o atual paradigma da classificação biológica. Foram selecionados 15 artigos da versão on line da Revista Scientific American Brasil, encontrados por palavras-chave relacionadas à temática analisada e classificados quanto à temática central, como evolução, classificação biológica e saúde. Foram encontrados 11 conceitos de Sistemática Filogenética, como grupo-irmão, grupo monofilético e sinapomorfia, porém alguns foram substituídos por explicações ou sinônimos.  Os artigos com linguagem mais elaborada, contendo termos científicos, equipararam-se àqueles com um texto mais simplificado. Dois artigos utilizaram analogias e metáforas como recurso narrativo para facilitar o entendimento de conceitos referentes à Sistemática Filogenética. A partir desta análise, infere-se que os artigos possuem características peculiares que os tornam apropriados para o uso em sala de aula, porém o papel mediador do professor torna-se fundamental no sentido de esclarecer trechos de difícil entendimento ou conceitos ainda não trabalhados.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro - ISERJ / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduaçãoem Ciências Biológicaspela UFRJ (2007), Especialização em Ensino de Ciências pelo IFRJ e Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Atualmente é Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ, professor docente da rede Faetec (ISERJ) e professor docente da SEEDUC. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, Sistemática Filogenética e Divulgação Científica.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

Possui graduaçãoem Ciências Biológicaspela UFRJ (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela UFRJ (2003) e Doutoradoem Ciências Biológicas(Zoologia) pela UFRJ (2011). Possui vasta experiência como taxonomista de Polychaeta. Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta durante 7 anos. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia marinha e biologia molecular. Leciona disciplinas relacionadas à Bioquímica, Biologia Marinha, Pesquisa e Prática na área de Biologia, Gestão Ambiental e Microbiologia. Atualmente é professor do Ensino Superior e do Mestrado Acadêmico em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos