Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática

Juciara Guimarães Carvalho, Claudia Glavam Duarte

Resumo


Este artigo tem como propósito articular o uso de imagens, como sendo um dispositivo, para potencializar o pensamento quando se realiza o ato de pesquisar. Em um primeiro momento, situamos as principais contribuições teóricas filosóficas de Wittgenstein e Foucault.  Estaremos no apoiando nas noções wittgensteinianas de forma de vida, jogos de linguagem, regras de significações, semelhanças de família e nas noções foucaultianas de poder-saber. Em seguida, realizamos a prática de olhar inspiradas pelas obras de Rodrigo Dias Pereira para então tecermos alguns entendimentos envolvendo a imagem como potência problematizadora para a pesquisa.

 


Palavras-chave


imagem; pescadores artesanais; etnomatemática; educação matemática

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p107

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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