Diálogos entre imagem, sujeito pescador artesanal, sujeito pesquisador em etnomatemática

Autores

  • Juciara Guimarães Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Litoral Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p107

Resumo

Este artigo tem como propósito articular o uso de imagens, como sendo um dispositivo, para potencializar o pensamento quando se realiza o ato de pesquisar. Em um primeiro momento, situamos as principais contribuições teóricas filosóficas de Wittgenstein e Foucault.  Estaremos no apoiando nas noções wittgensteinianas de forma de vida, jogos de linguagem, regras de significações, semelhanças de família e nas noções foucaultianas de poder-saber. Em seguida, realizamos a prática de olhar inspiradas pelas obras de Rodrigo Dias Pereira para então tecermos alguns entendimentos envolvendo a imagem como potência problematizadora para a pesquisa.

 

Biografia do Autor

Juciara Guimarães Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participante do grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade (GeEMCo - UFSC). Integrante do Projeto de Pesquisa: Etnomatemáticas do campo de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS): agricultores familiares e pescadores artesanais, com financiamento do CNPq. Chamada 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Processo nº409228/2013-3.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Litoral Norte

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora e coordenadora do curso de licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natrureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Campus Litoral Norte. Coordenadora do grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade (GeEMCo - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do ensino da matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Currículo, Cultura e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos