Desenhando e escrevendo para aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p123Resumo
Nesse trabalho investigamos os desenhos produzidos por crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante uma sequência didática sobre adaptação, enfocando o cuidado parental. Assumimos que os desenhos têm um papel importante para a inserção das crianças em práticas de letramento científico e que o engajamento das crianças com a produção dessas representações resulta de sua interação com os pares, professora e objetos de conhecimento. O referencial teórico é baseado em estudos do campo da multimodalidade, semiótica social e letramento científico. As fontes de dados incluem: observação participante, registro em vídeo, anotações em caderno de campo e coleta de artefatos. Em nossas análises contrastamos os desenhos e os textos escritos, considerando vários aspectos. Os resultados indicam que os desenhos das crianças incorporam formas de representação particularmente valorizadas pela Ciência. Esperamos contribuir para fomentar o debate sobre o potencial dos desenhos para a aprendizagem de conceitos científicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY