Cine y ciencia: un análisis de los estereotipos presentes en la película infantil Frankenweenie, de Tim Burton

Autores/as

  • Graziele Ap. de Moraes Scalfi Universidade Estadual de Campinas
  • Maísa Maryelli de Oliveira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p183

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar, à luz dos estudos culturais, como os processos relacionados à marcação das identidades de gênero e reforço de estereótipos associados com cientistas e prática científica estão presentes no filme Frankenweenie, produzido pela Disney e dirigido por Tim Burton. A metodologia aplicada a este artigo foi a análise de conteúdo, método que se caracteriza pela utilização de um conjunto de técnicas que tentam descrever e interpretar o conteúdo de comunicação. Os resultados apontam alguns reforços de estereótipo quanto ao gênero e à imagem solitária e egocêntrica do cientista, bem como a ausência de uma visão crítica da ciência do cientista na contemporaneidade. Este estudo permitirá o cruzamento de discursos sobre a ciência no campo da divulgação científica, mostrando que a produção cinematográfica pode ser uma excelente fonte de pesquisa para os estudos culturais da ciência. Acredita-se que análises deste tipo podem levantar discussões sobre como o cinema pode ser usado em benefício do desenvolvimento do senso crítico das crianças e do aprendizado sobre como compreender e resignificar o mundo que as cerca.

Biografía del autor/a

Graziele Ap. de Moraes Scalfi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Especialização (lato sensu) em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e em Ensino de Biociências e Saúde também pela Fiocruz, e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, atua como Educadora no curso de Licenciatura em Ciências da USP/UNIVESP.

Maísa Maryelli de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/ Unicamp). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, trabalha em uma assessoria de comunicação especializada em tecnologia e inovação. Tem experiência em comunicação, jornalismo, assessoria de imprensa, divulgação científica e cultural, educação e tecnologias.

Publicado

2015-06-20