Relendo a obra “As Plêiades” de Elihu Vedder: relações interdisciplinares entre artes visuais e astronomia

Autores

  • Letícia Laís Ducheiko Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p199

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma experiência interdisciplinar realizada a partir da leitura de imagem da obra “As Plêiades” de Elihu Vedder (1836-1923). Para a realização da Leitura de Imagem foi utilizado o método de Panofsky (2012), no qual a obra escolhida – “As Plêiades” de Elihu Vedder – passou por três atos de análise: a Descrição Pré-Iconográfica, a Análise Iconográfica e a Interpretação Iconológica. Ao final da leitura de imagem verificaram-se as relações existentes na obra de arte entre Arte e Ciência, mais especificamente entre as Artes Visuais e a Física/Astronomia e que a leitura de imagem proporciona uma visão interdisciplinar dos assuntos em questão. A partir de tal constatação se propõe que a utilização da leitura de imagem para proporcionar relações interdisciplinares. 

Biografia do Autor

Letícia Laís Ducheiko, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda do 4º ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participa do projeto de pesquisa Arte e Ciência: diálogos e interfaces nas Artes Visuais e suas interações com o conhecimento científico pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC2014/UEPG-UEPG, desenvolvendo o projeto de pesquisa As Relações Interdisciplinares existentes entre Artes Visuais e Física/Astronomia: um olhar a partir da Transposição Didática. Desenvolveu o projeto de pesquisa Arte e Ciência: Reaproximação por Leitura de Imagens, pelo Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC2013/UEPG-UEPG. Participa do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em Artes Visuais - PIBID2009/CAPES/UEPG (2013). Participou do projeto de extensão A Dimensão Didática no Trabalho Docente: as relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar PROEX/UEPG (2013). Tem experiência na área de Artes e Educação através de estágio na Prefeitura Municipal de Castro (2012), onde ministrou Oficinas de Artes, auxiliou na montagem, curadoria, organização, divulgação e monitoria de exposições de arte. Participou de exposições coletivas de artes e realizou uma exposição individual.

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Tese Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do Codex entre Cigoli e Galileo no século XVII. Mestre em Educação - UEM. Especialização em Educação Pública - UEM. Licenciatura em Pedagogia - UEM. Licenciatura em Artes Visuais - CESUMAR. Especialização em Docência no Ensino Superior. Atuação Profissional: docente do Departamento de Artes - UEPG, atua em disciplinas de formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais e coordena a disciplina articuladora. Docente do corpo permanente do Programa stricto sensu de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Campus V. Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos de enfoque interdisciplinar, com ênfase na relação entre a Arte e a Ciência. Coordena: O Projeto de pesquisa Arte e Ciência: diálogos e interfaces nas Artes Visuais e suas interações com o conhecimento científico (a partir de 2013). O PIBID da área Interdisciplinar - PIBID/UEPG na construção da cidadania: uma proposta interdisciplinar (subprojeto). Coordena o grupo de pesquisa INTERART - Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq).

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia-UTFPR/PG e do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-México/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tradutor do Processo de Giordano Bruno. Criou o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM (2004 a 2009). Coordena o Workshop Paranaense de Ciência-Arte. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Nomeado Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá em novembro de 2009. Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Científica e Tecnológica da UTFPR. Agraciado com o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (2010) - Categoria CIÊNCIAS HUMANAS durante a celebração dos dez anos da FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA – SETI.

Downloads

Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos