Relendo a obra “As Plêiades” de Elihu Vedder: relações interdisciplinares entre artes visuais e astronomia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p199Resumo
Esta pesquisa apresenta uma experiência interdisciplinar realizada a partir da leitura de imagem da obra “As Plêiades” de Elihu Vedder (1836-1923). Para a realização da Leitura de Imagem foi utilizado o método de Panofsky (2012), no qual a obra escolhida – “As Plêiades” de Elihu Vedder – passou por três atos de análise: a Descrição Pré-Iconográfica, a Análise Iconográfica e a Interpretação Iconológica. Ao final da leitura de imagem verificaram-se as relações existentes na obra de arte entre Arte e Ciência, mais especificamente entre as Artes Visuais e a Física/Astronomia e que a leitura de imagem proporciona uma visão interdisciplinar dos assuntos em questão. A partir de tal constatação se propõe que a utilização da leitura de imagem para proporcionar relações interdisciplinares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
