O estágio de regência como contexto para o desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p131Resumo
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender o papel do Estágio de Regência no desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de Matemática, na ótica de licenciandos em Matemática. Para a coleta de informações foi realizada uma entrevista semiestruturada, com graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. Na ótica desses futuros professores, o Estágio de Regência possibilitou que mobilizassem/desenvolvessem uma visão a respeito de uma boa aula, crenças sobre si mesmo como professores, crenças sobre o ensino e a aprendizagem; se apropriassem do valor social da profissão; se conscientizassem a respeito de situações imprevistas; incorporassem atitudes que interferem no ambiente de aprendizagem. Para que mobilizassem/desenvolvessem esses elementos, a dinâmica de trabalho estabelecida durante a regência de aulas mostrou-se fundamental, além de permitir aprendizagens a respeito da docência diretamente relacionadas à prática letiva do professor que podem subsidiá-los futuramente durante o seu trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
