O estágio de regência como contexto para o desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de matemática

Autores

  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p131

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender o papel do Estágio de Regência no desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de Matemática, na ótica de licenciandos em Matemática. Para a coleta de informações foi realizada uma entrevista semiestruturada, com graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. Na ótica desses futuros professores, o Estágio de Regência possibilitou que mobilizassem/desenvolvessem uma visão a respeito de uma boa aula, crenças sobre si mesmo como professores, crenças sobre o ensino e a aprendizagem; se apropriassem do valor social da profissão; se conscientizassem a respeito de situações imprevistas; incorporassem atitudes que interferem no ambiente de aprendizagem. Para que mobilizassem/desenvolvessem esses elementos, a dinâmica de trabalho estabelecida durante a regência de aulas mostrou-se fundamental, além de permitir aprendizagens a respeito da docência diretamente relacionadas à prática letiva do professor que podem subsidiá-los futuramente durante o seu trabalho.

Biografia do Autor

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática também pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática (UNESP/PP, 1988), mestreem Educação Matemática(UNESP/RC, 1997) e doutora em Educação (USP, 2003). Realizou Pós-doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 02/2008 a 12/2008, na área de Formação de Professores, e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de 07/2012 a 02/2013. Atualmente é bolsista produtividade do CNPq, Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Vice-Diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE). Coordenou o PECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática de agosto/2009 a maio/2013. Foi membro da Fundação Araucária: Comitê Assessor da área de Matemática, Estatística e Computação de2006 a2012. Foi Coordenadora do Curso de Matemática. Os temas e linhas de pesquisa e de atuação docente são: educação matemática, formação de professores de Matemática e História da Matemática na Educação Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que ensinam Matemática (GEPEFOPEM) e participa do Grupo de Pesquisaem Educação Matemáticada UEL. Atuou como uma das Coordenadoras do GT de Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), período de 2007-2009.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos