Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p151Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada em oficina de formação docente. A intervenção realizada buscou a sensibilização quanto à utilização didática de episódios históricos para a abordagem da temática Natureza da Ciência. Entre outros aspectos, foram abordados desafios previstos na inserção didática da História da Ciência e discutidos exemplares de intervenções didáticas. Finalizadas discussões iniciais, os grupos de participantes se engajaram em tentativa de elaborar propostas didáticas a partir de um texto de subsídio sobre a História do Vácuo. A listagem de desafios previstos serviu como referência para a cunhagem de critérios que nortearam a avaliação dessas propostas. A análise qualitativa buscou identificar a possível materialização de desafios, se os participantes tentaram ou não enfrentá-los, dentre outros aspectos. Os resultados podem colaborar para iniciativas de formação docente. Adicionalmente, contribuem com avanços no que diz respeito a referenciais para avaliar a formação de professores visando o uso de abordagens histórico-filosóficas na escola básica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.