Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente

Autores

  • Wesley Costa de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana M. Hidalgo F. Drummond Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p151

Palavras-chave:

história e filosofia da ciência no ensino, natureza da ciência, formação docente

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada em oficina de formação docente. A intervenção realizada buscou a sensibilização quanto à utilização didática de episódios históricos para a abordagem da temática Natureza da Ciência. Entre outros aspectos, foram abordados desafios previstos na inserção didática da História da Ciência e discutidos exemplares de intervenções didáticas. Finalizadas discussões iniciais, os grupos de participantes se engajaram em tentativa de elaborar propostas didáticas a partir de um texto de subsídio sobre a História do Vácuo. A listagem de desafios previstos serviu como referência para a cunhagem de critérios que nortearam a avaliação dessas propostas. A análise qualitativa buscou identificar a possível materialização de desafios, se os participantes tentaram ou não enfrentá-los, dentre outros aspectos. Os resultados podem colaborar para iniciativas de formação docente. Adicionalmente, contribuem com avanços no que diz respeito a referenciais para avaliar a formação de professores visando o uso de abordagens histórico-filosóficas na escola básica.

Biografia do Autor

Wesley Costa de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2006) e mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como professor do ensino médio na rede pública de Natal e exerce a função de técnico de laboratório de física na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. É supervisor do subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFRN e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Juliana M. Hidalgo F. Drummond, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP e na PUC-SP. Desde 2008 é professora pesquisadora no Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como docente orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Foi coordenadora do subprojeto PIBID-Física na UFRN. Atua nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. 

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos