Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência

Autores

  • Francisco E. Rodrigues Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena - Portugal
  • Ana Sofia Afonso Universidade do Minho – Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p253

Resumo

As visitas escolares a museus de ciência constituem uma oportunidade única para muitos alunos, defendendo muitos professores a sua articulação com o currículo escolar. Embora esta articulação nem sempre aconteça, os jovens estão mais conscientes do papel dos museus para comunicar ciência. Interessa, por isso, saber quais as experiências vividas pelos alunos no museu quando a relação professor-museu-aluno não é planejada e, em particular, como aprendem e o que aprendem os alunos nestas visitas. O estudo decorreu no museu de ciência da Universidade de Coimbra, Portugal com alunos, 14-15 anos, em visitas escolares. A observação do comportamento dos alunos e a análise das suas conversas permitiu constatar que em apenas 30% dos 83 diálogos analisados os alunos procuram ir para além da interação superficial com os módulos, explicando e partilhando ideias com os pares. As conversas foram de tipo cumulativo pois as ideias apresentadas no grupo não foram avaliadas ou elaboradas.

Biografia do Autor

Francisco E. Rodrigues, Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena - Portugal

Possui Mestrado em Física – Formação Contínua de Professores pela Universidade do Minho, Portugal (2013), Graduações em Física e Química, (2007), eem Física Aplicada- Ramo Óptica, (2000), ambas pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professor de Físico-Química no Agrupamento Vertical de Escolas de Ribeira de Pena, Portugal. Os interesses de investigação centram-se nos contextos não formais e na sua articulação com os contextos formais. 

Ana Sofia Afonso, Universidade do Minho – Portugal

Possui Ph.D pela Universidade de Reading, Reino Unido (2005), Mestrado em Ensino da Física, Universidade do Minho, Portugal (1999) e Licenciatura em Física, Universidade do Porto, Portugal (1994). Atualmente é professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Os interesses de investigação centram-se na educação em ciências em contextos não formais, na sua articulação com os contextos formais e, ainda, na formação de professores de Física e Química.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos