Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais

Lilliane Miranda Freitas, Evandro Ghedin

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento e síntese de pesquisas sobre estado da arte em CTS publicadas de 2008 a 2013 e analisa-las comparativamente com a produção com enfoque CTS publicada em quatro periódicos nacionais no período de 2009 a 2013. Foram sintetizados 13 trabalhos sobre estado da arte considerando: as bases de dados, período, objetivos e categorias analisadas; e analisados comparativamente com 21 artigos dos quatro periódicos a partir dos descritores: modalidade de formação e sujeitos investigados, foco temático, metodologias de coleta de dados e referenciais teóricos. Os resultados da comparação entre as pesquisas de estado da arte e as pesquisas do quinquênio considerado nos permitiram inferir que: a linha de pesquisa CTS permanece em processo de expansão; a Educação Básica e os professores continuam sendo a modalidade de formação e sujeitos mais investigados; as pesquisas têm priorizado como foco temático as implementações da abordagem CTS em sala de aula e as reflexões teóricas em busca de fundamentação baseada em autores nacionais, em especial nos pressupostos freireanos.


Palavras-chave


CTS; revisão de literatura; periódicos; estado da arte

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p3

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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