A integração de atividades teóricas e experimentais no ensino de física através de ciclos de modelagem: um estudo de caso exploratório no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p151Resumen
Neste artigo apresentam-se resultados de um estudo exploratório em que foi avaliada a influência de atividades experimentais, envolvendo oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, com enfoque na modelagem científica: i) na atitude de estudantes de graduação em Física em relação às aulas de laboratório; ii) na percepção deles sobre uma boa aula de laboratório; e iii) na capacidade deles para relacionar os modelos teóricos da Física, o processo de modelagem científica e a experimentação. Os resultados evidenciam que o enfoque no processo de modelagem científica gerou atitudes positivas dos estudantes em relação às aulas experimentais, especialmente em decorrência da liberdade que possuíam durante as atividades. No entanto, possivelmente devido à forma implícita como aspectos epistemológicos foram tratados, não foi observada evolução satisfatória na capacidade dos estudantes de relacionar suas investigações com o processo de modelagem científica, e foi bastante tímido o avanço em suas concepções sobre a natureza da Ciência.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
