Divulgação científica na internet: um estudo de caso de comentários feitos por leitores em textos da Ciência Hoje das Crianças Online

Autores

  • Mariana Rocha Fundação Oswaldo Cruz
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p207

Resumo

Este artigo pretende compreender a percepção de internautas sobre textos de divulgação científica publicados em uma página eletrônica. Em particular, analisamos os comentários feitos em textos publicados no site da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC Online). Realizamos um estudo de caso de 351 comentários em 14 textos publicados em 2013. Utilizamos metodologia mista, combinando o método qualitativo netnografia com o método quantitativo mineração de textos. Os resultados mostram que a maioria dos leitores que publicaram comentários tem visões positivas sobre os textos da CHC Online e muitos relacionam o conteúdo do texto com situações do cotidiano. Identificamos comentários que indicam que as crianças utilizam os textos da CHC Online como fonte de informação para tarefas escolares. Observamos também a presença de comentários feitos por leitores adultos – alguns deles, professores –, indicando que esses fazem parte do público leitor do site.

Biografia do Autor

Mariana Rocha, Fundação Oswaldo Cruz

É graduada em Biomedicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pelo programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Atualmente, cursa Comunicação Social – Jornalismo também na UFF. Durante seu mestrado, avaliou a opinião de leitores sobre a divulgação científica na internet por meio de análise de dados coletados em ambiente digital. Publicou diversos textos de divulgação científica na Ciência Hoje e na Ciência Hoje das Crianças.

Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998), doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), pós-doutorado na University College London (2013). Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz. Honorary Research Associate do Department of Science and Technology Studies da University College London. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos