Sociodrama pedagógico: uma proposta para a tomada de consciência e reflexão docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p31Resumo
Neste artigo é apresentada a análise de uma proposta para efetivar a reflexão sobre a prática docente na formação inicial de professores, lançando mão do conjunto teórico e das técnicas do Psicodrama. Relataremos parte de uma pesquisa feita em uma universidade federal paulista focalizando uma experiência realizada em uma das reuniões ordinárias do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) entre coordenadoras e bolsistas dos subprojetos de Física e Química. Nesta experiência, que chamaremos de sessão sociodramática, a cena protagônica trará à tona uma situação real vivida pelos participantes em uma sala de aula dando margem à reflexão sobre o papel do professor. As ideias de Perrenoud, Freire e Moreno nos servirão como suporte para analisar a experiência relatada e endossar a utilização do Psicodrama como teoria e método para promover a tomada e a evolução da consciência, bem como a reflexão sobre a prática docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.