Sociodrama pedagógico: uma proposta para a tomada de consciência e reflexão docente

Autores

  • Maisa Helena Altarugio Universidade Federal do ABC
  • Maria Candida Varone de Morais Capecchi Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p31

Resumo

Neste artigo é apresentada a análise de uma proposta para efetivar a reflexão sobre a prática docente na formação inicial de professores, lançando mão do conjunto teórico e das técnicas do Psicodrama. Relataremos parte de uma pesquisa feita em uma universidade federal paulista focalizando uma experiência realizada em uma das reuniões ordinárias do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) entre coordenadoras e bolsistas dos subprojetos de Física e Química.  Nesta experiência, que chamaremos de sessão sociodramática, a cena protagônica trará à tona uma situação real vivida pelos participantes em uma sala de aula dando margem à reflexão sobre o papel do professor. As ideias de Perrenoud, Freire e Moreno nos servirão como suporte para analisar a experiência relatada e endossar a utilização do Psicodrama como teoria e método para promover a tomada e a evolução da consciência, bem como a reflexão sobre a prática docente.

Biografia do Autor

Maisa Helena Altarugio, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Química, Mestrado em Ensino de Ciências e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente  da Universidade Federal do ABC no curso de Licenciatura em Química e orientadora no curso de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. Coordena o subprojeto de Química no PIBID/UFABC. Tem formação em Psicodrama pela ABPS (Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama). Atualmente as pesquisas e as publicações estão voltadas para o ensino de Ciências e para a formação de professores, campos onde articula a Educação, a Psicanálise e o Psicodrama.

Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Física, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Leeds, Inglaterra. Tem especialização em Corpo: dança, teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Docente da Universidade Federal do ABC no curso de Licenciatura em Física e orientadora de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. Participa do PIBID/UFABC como coordenadora do subprojeto de Física (até 2013) e Interdisciplinar (atual). Atualmente as pesquisas e as publicações estão voltadas para o ensino de Ciências e para a formação de professores, campos onde articula a Educação, a Arte Dramática e o Psicodrama.

Downloads

Publicado

2016-05-25

Edição

Seção

Artigos