A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p83Resumo
Este trabalho apresenta a criação e a avaliação de uma história em quadrinhos e um texto paradidático como recurso educacional para ensino sobre os riscos da automedicação. Foi utilizado como exemplo um paciente acometido por um quadro de intoxicação alimentar. O estudo foi realizado com 52 estudantes do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de análise foi qualitativa. Os resultados apontaram que a história em quadrinhos motivou os participantes do estudo e despertou-lhes grande interesse, em aprender sobre outros assuntos ligados a medicamentos e enfermidades. Os dados obtidos indicaram que a História em Quadrinhos e o texto paradidático contribuíram para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação e intoxicação alimentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.