Geometria do Táxi: resolvendo problemas de rotina

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p177

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no primeiro semestre do ano de 2014, numa disciplina de Geometria, que teve como objetivo responder ao questionamento: como estudantes de um mestrado profissionalizante em ensino de Matemática utilizam recursos didáticos e tecnológicos para resolver problemas envolvendo Geometria do Táxi? A partir de atividade inicial de localização de pontos e construção de conhecimentos sobre a métrica do táxi ou dos catetos, foram propostas situações-problema reais distintas a cada aluno, para que resolvessem durante certo período e as reunissem em um seminário com a turma toda. Durante a realização desse, foram retomadas algumas soluções e chegamos à formalização dos conceitos de ponto médio e mediatriz na Geometria do Táxi e respectiva comparação com os mesmos conceitos na Geometria Euclidiana. As representações dos estudantes, em papel milimetrado e quadriculado, e o auxílio do software GeoGebra, na resolução da sequência de situações-problema, permitiram concluir que tais conceitos foram adquiridos e aplicados de forma satisfatória.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano de Santa Maria

Nascido em 1950. Ingressou no Curso de Matemática em 1970-UCPEL, tendo concluído em 1974. Participou, no último ano da graduação e, no ano seguinte, de cursos de verão na USP. Começou a lecionar na rede estadual do RS, no ano de 1972 (até 1983), logo após concluir as obrigações militares e, em 1976, na UCPEL. Em 1979, foi trabalhar na Fundação Universidade Federal do Rio Grande, atualmente FURG, onde atuou em diversos cursos, tendo chegado a professor titular. Foi coordenador da graduação e especialização. Em 1981-2 fez especializaçãoem Análise Matemáticana UFPEL e, em 1983, iniciou o mestradoem Matemática Purae Aplicada na UFSC, concluindo em 1985. Foi convidado a aposentar-se na FURG em 2004, para atuar na ULBRA, o que o fez até 2010. De 2007-9, cursou o doutorado em Educação – Linha de Educação Matemática na UFPR, sob a orientação de Maria Tereza Carneiro, concomitantemente ao exercício profissional na ULBRA. Em 2011, passou a atuar no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNIFRA,em Santa Maria, inclusive como editor da Revista Vidya. Já foi editor da Educação Matemática em Revista-RS, diretor da SBEM-RS e secretário nacional. Tem artigos, livros e capítulos de livros publicados. Foi vice do GT4-SBEM e, desde 2015, coordenador deste GT.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos