Projetos interdisciplinares: uma alternativa para o trabalho com temas ambientais nas aulas de matemática

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell Universidade Luterana do Brasil
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p329

Resumo

O presente estudo, parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta os resultados de uma formação continuada em educação ambiental e matemática para professores de matemática, focada na construção de sete projetos interdisciplinares envolvendo temáticas ambientais, desenvolvidos nas séries finais do ensino fundamental da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí. Os projetos abordaram a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente e foram constituídos principalmente por jogos matemáticos, situações-problema matemáticas envolvendo a temática ambiental, saídas a campo, pesquisas no entorno da escola, redações, palestras, campanhas de conscientização e pesquisas bibliográficas em meios eletrônicos. O desenvolvimento dos projetos mostrou que os alunos desenvolveram uma consciência ambiental frente aos problemas ambientais locais e influenciou as práticas dos educadores em relação aos temas ambientais, pois trabalharam em suas aulas com atividades que relacionavam situações cotidianas com o ensino formal.

Biografia do Autor

Cláudio Cristiano Liell, Universidade Luterana do Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES (2012), especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2002), graduado em MATEMÁTICA pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) e graduado em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Atualmente é Secretário de Educação de São Sebastião do Caí – RS e professor das Faculdades Anhanguera, CESF e FAMUR. Licenciado da função de professor do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Sociedade Educacional Padre Norberto Didone.

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Porto Alegrense (1974) e doutorado em Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no Mestrado e Doutorado. Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Estatística, Ensino Médio, Estatística e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos