Projetos interdisciplinares: uma alternativa para o trabalho com temas ambientais nas aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p329Resumo
O presente estudo, parte de uma pesquisa de doutorado, apresenta os resultados de uma formação continuada em educação ambiental e matemática para professores de matemática, focada na construção de sete projetos interdisciplinares envolvendo temáticas ambientais, desenvolvidos nas séries finais do ensino fundamental da rede municipal e estadual de São Sebastião do Caí. Os projetos abordaram a temática da água, dos resíduos, da poluição, da fauna, da vegetação, da energia, das áreas de preservação permanente e foram constituídos principalmente por jogos matemáticos, situações-problema matemáticas envolvendo a temática ambiental, saídas a campo, pesquisas no entorno da escola, redações, palestras, campanhas de conscientização e pesquisas bibliográficas em meios eletrônicos. O desenvolvimento dos projetos mostrou que os alunos desenvolveram uma consciência ambiental frente aos problemas ambientais locais e influenciou as práticas dos educadores em relação aos temas ambientais, pois trabalharam em suas aulas com atividades que relacionavam situações cotidianas com o ensino formal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
