Representações discursivas de educação ambiental: uma análise no âmbito da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p35Resumo
Este texto investiga a inserção da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores de ciências via projetos de extensão. O referencial teórico metodológico adotado foi a Análise Crítica do Discurso (ACD), mais especificamente os trabalhos de Norman Fairclough. O objetivo do presente estudofoi caracterizar representações discursivas de EA no âmbito de dois projetos de extensão universitários que trabalham com EA. De forma geral, nos textos analisados encontramos representações discursivas híbridas de EA. Muitas vezes as atividades propostas nos textos estavam teoricamente orientadas pela EA crítica, buscando o empoderamento dos atores sociais, porém utilizando abordagens práticas desconectadas das discussões mais amplas da EA crítica, focando em conteúdos técnico-científicos ou em mudanças comportamentais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.