Representações discursivas de educação ambiental: uma análise no âmbito da extensão universitária

Sama de Freitas Juliani, Laísa Maria Freire

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p35

Este texto investiga a inserção da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores de ciências via projetos de extensão.  O referencial teórico metodológico adotado foi a Análise Crítica do Discurso (ACD), mais especificamente os trabalhos de Norman Fairclough. O objetivo do presente estudofoi caracterizar representações discursivas de EA no âmbito de dois projetos de extensão universitários que trabalham com EA. De forma geral, nos textos analisados encontramos representações discursivas híbridas de EA. Muitas vezes as atividades propostas nos textos estavam teoricamente orientadas pela EA crítica, buscando o empoderamento dos atores sociais, porém utilizando abordagens práticas desconectadas das discussões mais amplas da EA crítica, focando em conteúdos técnico-científicos ou em mudanças comportamentais.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Formação inicial de professores; Análise crítica do discurso

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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