Discursive representations of environmental education: an analysis in scope of university extension

Authors

  • Sama de Freitas Juliani Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laísa Maria Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p35

Abstract

This text investigating the inclusion of environmental education (EE) in pre-service science teacher training via extension projects. The theoretical and methodological framework adopted was the of Critical Discourse Analysis, specifically the work of Norman Fairclough The aim of the study were to characterize discursive representations of EA in scope of two university extension projects who work with EA. In general, the texts of the two projects analyzed are present hybrid discursive representations of EA. Often the activities proposed in the texts were theoretically targeted by critics EA, seeking the empowerment of social actors, but using practical approaches disconnected from broader discussions of critical environmental education, focusing on technical and scientific content or behavioral changes

Author Biographies

Sama de Freitas Juliani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). É especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2012), e mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ. Atualmente é doutoranda no programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ e trabalha como tutora a distância do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ). Possui interesse na área de Formação de Professores na interface com as áreas de Educação em Ciências e Educação Ambiental.

Laísa Maria Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (2004) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde- NUTES/UFRJ (2010) com estágio de doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona - Catalunya (2009). Foi professora da Universidade Estácio de Sá (2004-2006), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005-2006) e do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ) (2006-2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha no Instituto de Biologia, departamento de Ecologia no laboratório de Limnologia. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES/UFRJ. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos processos de formação de professores, ensino de ecologia, gestão e Educação Ambiental. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para análise crítica do discurso em contextos educacionais e análises do processo de gestão ambiental. Desenvolve atividades de extensão universitária na área de formação de professores de ciências e biologia e elaboração de material didático para o ensino de ecologia. 

Published

2016-11-24

Issue

Section

Artigos