Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27Resumo
Neste artigo são discutidos parâmetros e propósitos da educação ciência-tecnologia-sociedade (CTS), presentes no contexto brasileiro do ensino de Ciências. Os mesmos resultam do cruzamento de informações oriundas do estudo de referenciais teóricos, pertencentes aos campos da ciência, tecnologia, sociedade, educação e ensino de Ciências, e da aproximação a trabalhos sobre CTS, publicados em revistas e eventos da área de Ensino de Ciências no Brasil. Os parâmetros da educação CTS referem-se à racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social. Os propósitos educacionais associam-se ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. A identificação e caracterização desses parâmetros e propósitos possibilitam reconhecer diferentes abordagens a serem contempladas no âmbito da educação CTS; o que, além de permitir uma compreensão maior e mais clara sobre os sentidos e perspectivas da educação científica CTS no Brasil, contribui para a seleção de elementos a serem priorizados em práticas escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY