Monitoramento e controle metacognitivo na resolução de problemas em física: análise de um estudo comparativo

Autores

  • Cleci T. Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Caroline Maria Ghiggi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p105

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de investigar a atividade de resolução de problemas do tipo lápis e papel, em termos da importância de se favorecer aos estudantes momentos de tomada de consciência sobre seus conhecimentos, de estimular a monitoração e de exercer o controle das ações. De forma mais específica, o estudo busca avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes do ensino médio em situações de resolução de problemas do tipo lápis e papel, quando guiados por instruções que levam à necessidade de reelaborar o enunciado e ilustrar o problema utilizando os seus conhecimentos prévios. O embasamento teórico encontra-se vinculado à inserção de estratégias de aprendizagem metacognitivas como possibilidade de auxiliar os estudantes na compreensão e solução dos problemas em Física. A investigação, de cunho qualitativo, busca analisar e comparar duas turmas de primeiro ano do ensino médio – sendo uma orientada para recorrer ao pensamento metacognitivo e outra não – quanto aos seus desempenhos acadêmicos, diante de quatro problemas clássicos de cinemática. Os resultados apontam que a proposta didática envolvendo o uso de estratégia de aprendizagem metacognitiva mostra-se mais eficiente em termos de diálogos dos alunos com os problemas apresentados, na busca por solucionar os problemas, e do número de acertos nas questões propostas. 

Biografia do Autor

Cleci T. Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação ambos da Universidade de Passo Fundo-RS. Investiga e orienta trabalhos na área de processos educativos e cognição e no campo da didática das ciências.

Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, é graduada em Física-Licenciatura e professora da educação básica no município de Passo Fundo-RS.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos