Traços da hermenêutica filosófica na educação em ciências: possibilidades à educação química
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p279Resumo
O presente trabalho traz algumas aproximações da Hermenêutica Filosófica à Educação Química. Iniciamos trazendo elementos que nos levaram a buscar aportes da Hermenêutica Filosófica à Educação Química dentro do grupo Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental Ciências e Matemática (CEAMECIM). Posteriormente, apresentamos contribuições de teóricos que fizeram esta aproximação. Finalizamos trazendo autores que se concentraram em um olhar hermenêutico à Química em duas revistas de Filosofia da Química: Foundations of Chemistry e Hyle – International Journal for the Philosophy of Chemistry. Este encontro – Hermenêutica e Educação Química – pode contribuir para compreendermos a Química que se mostra em nossa prática docente a partir de um olhar filosófico aberto às possibilidades hermenêuticas do diálogo, da tradição histórica da linguagem, para além de seu caráter instrumental, e da estética na Educação Química.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
