Análise de uma disciplina em práticas de ensino de física na perspectiva da teoria histórico-cultural da atividade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p3Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir, à luz da Teoria da Atividade, o episódio da atividade de confeccionar o roteiro de experimentos levados para escola por estagiários, no contexto de uma disciplina de Práticas em Ensino de Física em que havia 100 horas de carga horária de Estágio Supervisionado, de uma universidade pública estadual. Mostraremos a gênese da atividade enquanto um planejamento da equipe pedagógica, as modificações nas atividades a partir de uma discussão entre a professora e os licenciandos, a mudança e nova proposta que emerge de um processo coletivo entre os licenciandos e a professora. Vamos defender a ideia de que as mudanças ocorridas no decurso da atividade, resultando em uma nova proposta, estão relacionadas com a vivência dos licenciandos na escola durante a realização do Estágio Supervisionado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
