Abordagem temática no ensino de ciências: caracterização de propostas destinadas ao ensino médio

Autores

  • Karine Raquiel Halmenschlager Universidade Federal de Santa Catarina
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p305

Resumo

Este trabalho visa mapear iniciativas pioneiras relativas à inserção de propostas de abordagem de temas no ensino de Física, de Química e de Biologia, no ensino médio. Realizou-se uma busca em eventos e periódicos nacionais, considerando-se o recorte temporal de 2006 a 2011, definido a partir de marcos históricos relacionados à edição dos parâmetros e orientações curriculares nacionais. Para análise, os estudos localizados foram agrupados de acordo com o tipo de inserção que se denominou de ampliada ou pontual. Em seguida, as propostas temáticas foram caracterizadas a partir dos parâmetros natureza do tema e função dos conceitos científicos. Dentre os resultados predominam inserções pontuais, pautadas em temas de natureza conceitual e contextual, em que a temática em estudo é, em geral, subdeterminada pela conceituação científica. Contudo, a análise sinaliza que parece estar emergindo uma compreensão mais ampla de conteúdo escolar, a qual não se limita à estrutura conceitual das disciplinas.

Biografia do Autor

Karine Raquiel Halmenschlager, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Física pela UNIJUÍ (2005), mestre (2010) e doutora (2014) em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino (CED/UFSC) e tem interesse por temáticas relacionadas à Abordagem Temática, Formação Docente e Educação do Campo.

Demétrio Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física (USP, 1973); Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1982) e Doutor em Didática (USP, 1991). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências de Santa Catarina (GEPECISC).

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos