Abordagem temática no ensino de ciências: caracterização de propostas destinadas ao ensino médio

Karine Raquiel Halmenschlager, Demétrio Delizoicov

Resumo


Este trabalho visa mapear iniciativas pioneiras relativas à inserção de propostas de abordagem de temas no ensino de Física, de Química e de Biologia, no ensino médio. Realizou-se uma busca em eventos e periódicos nacionais, considerando-se o recorte temporal de 2006 a 2011, definido a partir de marcos históricos relacionados à edição dos parâmetros e orientações curriculares nacionais. Para análise, os estudos localizados foram agrupados de acordo com o tipo de inserção que se denominou de ampliada ou pontual. Em seguida, as propostas temáticas foram caracterizadas a partir dos parâmetros natureza do tema e função dos conceitos científicos. Dentre os resultados predominam inserções pontuais, pautadas em temas de natureza conceitual e contextual, em que a temática em estudo é, em geral, subdeterminada pela conceituação científica. Contudo, a análise sinaliza que parece estar emergindo uma compreensão mais ampla de conteúdo escolar, a qual não se limita à estrutura conceitual das disciplinas.


Palavras-chave


Ensino de ciências; Abordagem temática; Ensino médio

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p305

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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