O processo de redução temática na formação de professores em Iguaí-BA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p77Resumen
Investigam-se novas sistematizações da etapa de Redução Temática no contexto de um curso de formação continuada de professores de uma escola municipal de Iguaí-BA, durante o processo de obtenção do Tema Gerador “Para onde vai o lixo do meio rural de Iguaí-BA?”. As informações foram obtidas durante este processo de Investigação Temática e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, em que a Redução Temática foi desenvolvida tendo como referência quatro fases estabelecidas a priori: a) alternativas acerca do problema e implicações socioambientais; b) estruturação do programa escolar a partir das unidades e/ou subunidades; c) seleção de conhecimentos necessários para compreensão do problema; d) planejamento das aulas a partir dos Momentos Pedagógicos. Dentre os resultados, destaca-se que a estruturação da Redução Temática proporcionou uma análise do ponto de vista conceitual-pedagógico articulada com o Tema Gerador e as fases desenvolvidas nesse processo constituíram vias de problematização junto às professoras, no que se refere ao contato com uma organização curricular baseada em temas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
