O processo de redução temática na formação de professores em Iguaí-BA

Autores

  • Edcleide da Silva Pereira Novais Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Kamilla Nunes Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Ana Paula Solino Universidade de São Paulo
  • Polliane Santos de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roger Magalhães da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Simoni Tormohlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p77

Resumo

Investigam-se novas sistematizações da etapa de Redução Temática no contexto de um curso de formação continuada de professores de uma escola municipal de Iguaí-BA, durante o processo de obtenção do Tema Gerador “Para onde vai o lixo do meio rural de Iguaí-BA?”. As informações foram obtidas durante este processo de Investigação Temática e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, em que a Redução Temática foi desenvolvida tendo como referência quatro fases estabelecidas a priori: a) alternativas acerca do problema e implicações socioambientais; b) estruturação do programa escolar a partir das unidades e/ou subunidades; c) seleção de conhecimentos necessários para compreensão do problema; d) planejamento das aulas a partir dos Momentos Pedagógicos.  Dentre os resultados, destaca-se que a estruturação da Redução Temática proporcionou uma análise do ponto de vista conceitual-pedagógico articulada com o Tema Gerador e as fases desenvolvidas nesse processo constituíram vias de problematização junto às professoras, no que se refere ao contato com uma organização curricular baseada em temas.  

Biografia do Autor

Edcleide da Silva Pereira Novais, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro – FAM (2007). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2012). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2015). Tem como principal tema de pesquisa o Ensino de Ciências, Educação do Campo e a Abordagem Temática Freireana.

 

Kamilla Nunes Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2014). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz  (UESC),  bolsista CAPES. Tem como principal tema de pesquisa o Ensino de Ciências nos anos inicias, relações entre as ideias de Milton Santos e Paulo Freire e Abordagem Temática Freireana.

Ana Paula Solino, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2013), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pesquisa na área de Educação Científica, em especial nos seguintes temas: Ciências/Física nos Anos Iniciais, Abordagem Temática Freireana, Abordagem histórico-cultural e Ensino de Ciências por Investigação.

Polliane Santos de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2013), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2015). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como principal tema de pesquisa o Ensino de Ciências/Física, Questões sócio-científicas e a Abordagem Temática Freireana.

Roger Magalhães da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), 2013, e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 2015. Tem como principal tema de pesquisa o ensino de Ciências/Física, a perspectiva histórico-cultural da Teoria da Atividade e Abordagem Temática Freireana.

Simoni Tormohlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências desta universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Freireanas no Ensino de Ciências, aproximações entre as ideias de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire, Situação de Estudo, Abordagem Temática Freireana.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos