A história da ciência (distorcida ou ausente) em livros didáticos: o conteúdo sobre o “experimento de Torricelli” como estudo de caso

Autores

  • Juliana M. Hidalgo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jardes Martins Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábio de Abreu Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniel de Medeiros Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p101

Resumo

Esse trabalho apresenta uma pesquisa direcionada à avaliação crítica da História da Ciência presente em livros didáticos brasileiros. Particularmente, o objetivo dessa pesquisa foi contribuir para a compreensão de como os elementos relacionados ao processo de construção histórica do conceito de pressão atmosférica aparecem nos livros didáticos. São discutidos especificamente os resultados da análise realizada de acordo com os seguintes critérios: fundamentos historiográficos atuais; apontamentos da legislação educacional para a inserção didática da História da Ciência, fontes primárias e secundárias da História da Ciência relacionadas ao desenvolvimento do conceito de pressão atmosférica.  Dentre os problemas notados destacam-se o anacronismo, a pseudohistória, visões simplistas sobre a ciência, a ausência de explicações sustentadas por pensadores do passado e uma abordagem (totalmente) descontextualizada do experimento de Torricelli.

Biografia do Autor

Juliana M. Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela UNICAMP, mestre em História da Ciência e doutora em Filosofia pela PUC-SP. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP e na PUC-SP. Atua como docente no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, ambos na UFRN.

Jardes Martins Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Física pela UFRN e mestrando em Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Física da UFRN.


Fábio de Abreu Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Física pela UFRN e mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Atua como professor na rede pública do Rio Grande do Norte.


Daniel de Medeiros Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciado em Física pela UFRN e mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Atua como professor na rede pública do Rio Grande do Norte.


Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos