Quadros analíticos para o estudo e desenvolvimento de materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p217Resumo
Este artigo, de cunho teórico, apresenta quadros analíticos para o estudo e desenvolvimento de Materiais Curriculares Educativos sobre Modelagem Matemática (MCEMM). Os quadros analíticos foram construídos a partir de uma pesquisa de mestrado e estão orientados sob as lentes da Teoria dos Códigos de Basil Bernstein. A análise aponta que MCEMM podem sugerir variações do controle na relação pedagógica, estando o controle centrado no professor e, outras vezes, compartilhado com estudantes. Além disso, os MCEMM podem indicar formas de organizar as possibilidades para o esbatimento do grau de isolamento nas relações entre discursos assim como nas relações entre espaços.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY