Quadros analíticos para o estudo e desenvolvimento de materiais curriculares educativos sobre modelagem matemática

Autores

  • Airam da Silva Prado Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Andreia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p217

Resumo

Este artigo, de cunho teórico, apresenta quadros analíticos para o estudo e desenvolvimento de Materiais Curriculares Educativos sobre Modelagem Matemática (MCEMM). Os quadros analíticos foram construídos a partir de uma pesquisa de mestrado e estão orientados sob as lentes da Teoria dos Códigos de Basil Bernstein. A análise aponta que MCEMM podem sugerir variações do controle na relação pedagógica, estando o controle centrado no professor e, outras vezes, compartilhado com estudantes. Além disso, os MCEMM podem indicar formas de organizar as possibilidades para o esbatimento do grau de isolamento nas relações entre discursos assim como nas relações entre espaços.

Biografia do Autor

Airam da Silva Prado, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2014). Atualmente, é doutoranda pelo mesmo programa PPGEFHC/UFBA/UEFS. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e do Observatório da Educação Matemática (OEM-Bahia). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de professores que ensinam Matemática, Modelagem Matemática, Prática Pedagógica e Materiais Curriculares Educativos.

Andreia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e do Observatório da Educação Matemática (OEM-Bahia). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação e prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, Modelagem Matemática e Materiais Curriculares Educativos.

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1997), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e estágio pós-doutoral na London South Bank University (2008-2009) e na University of London (2013-2014). É pesquisador produtividade, nível 2, do CNPq. Atualmente, é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e é credenciado como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática, Materiais Curriculares Educativos e Formação de Professores que ensinam Matemática.

 

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos