Escritas em passagens, investigadores infantes e matemáticas brincantes

Autores

  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Maria Kerscher Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Moreno Francisco Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p129

Resumo

Este artigo é uma escrita em passagem que se debruça sobre investigadores infantes que brincam com um modo de investigar e um modo de escrever: uma escrita de pesquisa e uma pesquisa de escrita. Abrimo-nos à poesia para fazer, falar e escrever pesquisas em educação matemática, buscando tecer um modo de escrita que oferece mais pensamentos do que fundamentos. Pensamentos que, em seu devir, podem não ser nada, embora seja apenas deste modo que estamos determinados a escrever uma pesquisa dita acadêmica.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado na Universidade da Carolina do Norte-EUA e na Universidade Católica de Lovaina-Bélgica. Professora Associada no Centro de Ciências da Educação, no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Pesquisadora Produtividade CNPq.

Mônica Maria Kerscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Bruno Moreno Francisco, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da rede municipal de educação de Florianópolis em nível Fundamental e Médio.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática