O que mais se pode dizer sobre teoria e prática? Ou: como ainda se pode dizer? Ou: pode-se ainda dizer? Um ensaio sobre teoria e prática em educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p143

Resumo

Esse ensaio, em forma de narrativa, conta a história de um professor de matemática ao lidar com a faina do fazer pesquisa em educação matemática, deparando-se com suas próprias tensões identitárias, dialogando consigo mesmo e também com uma Professora, sujeito de sua ulterior pesquisa de mestrado. A narrativa expõe uma crítica ao papel da pesquisa, especialmente aquela cujo objeto é a prática e o saber do professor, estabelecendo uma relação entre o papel da teoria em educação matemática e o trabalho dos professores de matemática, em sala de aula. Assim, tratando a crítica também como uma questão referente à sua própria constituição como professor e pesquisador, a narrativa mescla ficção e realidade para mostrar um modo de lidar, de estar e de ser, quando pensamos nessa falsa dicotomia entre teoria e prática, em educação matemática.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Gonçalves Júnior, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob orientação da Profa. Dra. Regina Luzia Cório de Buriasco e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação da Profa. Dra. Dione Lucchesi de Carvalho, com co-orientação, em estágio de doutorado, na Miami University, OH, USA, da Profa. Dra. Beatriz Silva D’Ambrósio. Atualmente é professor de matemática, na Educação Básica, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor de dois programas de pós-graduação, Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), ambos na UFG. É coordenador do grupo de estudos e pesquisas intitulado “Abakós: Práticas Formativas e Colaborativas em Educação Matemática na Escola”.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática