Isto é (ou não é) um cachimbo?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p183Resumo
Neste texto abordamos a usual separação entre representante e representado, entre ficção e realidade, bem como a relação destas com “a verdade”. Estes aspectos são evidenciados para discutirmos implicações diretas para a sala de aula de Matemática e para o campo de pesquisa da Educação Matemática, mais especificamente para o ramo da História da Educação Matemática. Nossos posicionamentos estão fortemente apoiados em nossas leituras dos escritos de Ludwig Wittgenstein em sua segunda fase, que foge da questão que intitula este trabalho, propondo outras no lugar. Esta fase tem como obra principal o livro Investigações Filosóficas. Desta forma, a noção de jogos de linguagem e semelhanças de família são centrais em nossa discussão, que tenta abandonar o essencialismo e uma visão Platonista do conhecimento. A separação entre ficção e realidade é deixada para trás, no que se refere à epistemologia, esta separação não mais faz sentido, sendo então colocada de lado para se pensar em potencialidades e efeitos da produção acadêmica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
