O matemático e a barata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p247

Resumo

Três amigos se encontram, não exatamente no mesmo espaço e tempo. Eles falam de suas vidas, profissões, demandas e tarefas diárias. Um 13º cenário é a formação matemática de professores de matemática. Outro 26º é um modo de problematizar políticas e estéticas de pesquisa na área de Educação Matemática – provocando algumas faíscas, inventando (sendo inventado) outras possibilidades. Qualquer outro cenário pode ser produzido, dependendo do pacto que cada leitor, digo autor deste texto, possa se interessar. Angústias, contradições, suspensões, desconstruções, circunstâncias da formação inicial de professores e de modos de produção/invenção de pesquisa em Educação Matemática são produzidos. Este é o primeiro ato. Pequenas frases (podem) provocam algumas sensações, intensidades, demandas para (possíveis) outros modos de produzir significados. Elas não explicam, nem mesmo de sistematizam algo. Elas apenas estão e, por estarem, constituem possíveis possibilidades. Não indicam, afetam. Não explicam, deixam em suspensão. Este é o segundo ato. Talvez, a ficção possa oferecer outras possibilidades para problematizar (e nos problematizarmos) nossas práticas culturais e nossos movimentos de teorizações. Um modo de ver, produzir, inventar, ser afetado e sentir o que do outro pode ter algum efeito em mim – sempre em tentativas de colocar nossas identidades em risco. Ficção como processo, como movimento. Apenas outro.

Biografia do Autor

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciado em Matemática (2004) pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação Matemática (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Realizou estágio, durante o mestrado, na Universidade de Miami, Estados Unidos (2006). Doutor em Educação Matemática (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. É professor Adjunto do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado). Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores que Ensinam Matemática e Avaliação e Educação Matemática. Atualmente é diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional MS (2015-2018), Vice Coordenador do Grupo de Trabalho de Avaliação e Educação Matemática da SBEM (2015-2018) e vice-editor da Revista Perspectivas da Educação Matemática.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática