Ficção–Fricção: operando aberturas de ar e produzindo educação matemática de/na/com/para educação do campo

Autores

  • Ronilce Maira Garcia Lopes Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus Rio Claro
  • Diego Matos Gondim Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p87

Resumo

Este artigo tem como escopo entranhar nos estranhamentos de uma dissertação intitulada: Histórias de uma pesquisa(dora) em uma escola do campo com professores que lecionam Matemática. Para tanto, o artigo fricciona a ficção de algumas partes da dissertação: no primeiro ato tem se quatro episódios com intervenções e no segundo ato, apresentam-se documentos sobre Educação do Campo e discute-se como a Educação Matemática tem se friccionado na/de/para/com a Educação do Campo. Desse modo, os fios puxados aqui entranham no emaranhado de uma Dissertação que encontra na ficção uma maneira de friccionar alguns acontecimentos/estranhamentos vivenciados por uma pesquisa(dora) nos territórios existenciais de vidas.

Biografia do Autor

Ronilce Maira Garcia Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus Rio Claro

É mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP-Rio Claro). Atualmente é bolsista de Doutorado pela CAPES, sendo aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na mesma instituição. Possui Graduação em Matemática – Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Paranaíba (UFMS/Cpar). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tem pesquisado as relações entre Educação Matemática e Educação do Campo.

Diego Matos Gondim, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus Rio Claro

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP-Rio Claro). Doutorando em Educação Matemática, pela mesma instituição. Pesquisa em Educação Matemática com ênfase em Filosofia da Matemática e da Educação Matemática, História da Matemática e Etnomatemática, atuando nos seguintes temas: filosofia contemporânea francesa, formação da sociedade contemporânea, lugar-espaço-tempo, sala de aula, ensinar e aprender e... Atualmente tem focado nas produções de si (e dos comuns) pensando um lugar-espaço-tempo do acontecimento, que é todo coetâneo, e faz-se corpo ético e estético e político e... nas sociedades contemporâneas.

 

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática