Analisando as dissertações e teses da área de ensino na perspectiva da história e da filosofia da ciência no ensino de química

Autores

  • Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Giselle Ròças Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p157

Resumo

O levantamento apresentado neste artigo analisa vinte e uma dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação recomendados pela CAPES na Área de Ensino, e que abordaram a inserção de História e Filosofia da Ciência no ensino de Química (assumido como corpus da pesquisa). Apesar das recomendações oficiais e da defesa de vários autores de que esta inserção deve atuar como elemento positivo no processo de ensino aprendizagem, observa-se que pouco disto efetivamente chega às salas de aula. Assim, buscamos identificar o que vem sendo proposto/estudado no âmbito do ensino de Química, entre 2011 e 2015, momento posterior à mudança de escopo da área pela CAPES. Esta foi uma pesquisa bibliográfica, seguida da análise de conteúdo com base em categorias definidas previamente. Na análise de nossos resultados prevaleceram pesquisas ligadas aos argumentos de criticidade nas categorias analíticas e, nas categorias temáticas, a análise de livros didáticos. Depreendemos que a temática está em expansão, necessitando de uma maior aproximação entre academia e salas de aula.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Rodrigues Gama Russo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PROPEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – campus Nilópolis (2018). Engenheira Química e Licenciada em Química. Possui Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, FIOCRUZ (2006) e Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – campus Maracanã (2010). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – campus Duque de Caxias.

Giselle Ròças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Professora Associada I do Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Atualmente participa de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências - PROPEC - do IFRJ. 

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos