Controvérsias sobre o aquecimento global e ato responsável: uma categoria bakhtiniana para ajudar a pensar questões sociocientíficas em aulas de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p181Resumen
No presente trabalho objetiva-se identificar elementos e dimensões preponderantes nos movimentos discursivos de professora e estudantes do 1º ano do ensino médio, ao fazerem juízos teóricos, agirem responsavelmente ou “tentarem escapar” de suas responsabilidades frente às controvérsias circulantes sobre o aquecimento global. Recorreu-se a elementos da filosofia moral e Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin, por meio da análise de cadeias de enunciados em dois episódios recortados de uma sequência didática de dez aulas sobre o tema. Flagrou-se compreensões em ritmos e acentuações diversas, as certezas e dúvidas teóricas como não correlacionadas linearmente ao agir responsável, e o “ser apenas um na multidão” como principal álibi de escape de tal responsabilidade. Por fim, discute-se a implicação de repensar a criticidade e as tomadas de decisão como metas de aprendizagem, além de se recomendar estratégias para a ignição de atos responsáveis dos estudantes durante a abordagem de questões sociocientíficas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
