A escolha teórica em controvérsias científicas: valores e seus juízos à luz de concepções kuhnianas

Autores

  • Anabel Cardoso Raicik Universidade Federal de Santa Catarina
  • José André Peres Angotti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p331

Resumo

O estudo de controvérsias científicas é um tema complexo por suas peculiaridades contextuais. Filósofos, sociólogos, historiadores da ciência e pesquisadores em ensino de ciências têm mostrado que a sua análise pode apresentar perspectivas diversas que abrangem tanto a apreciação de sua gênese e progresso como ponderações acerca de seu término. Nesse sentido, o presente artigo discute concepções de Kuhn sobre valores na escolha teórica que podem contribuir para o entendimento do processo de término de debates calorosos na ciência. Além disso, tratando-se de um artigo teórico, aborda uma classificação de McMullin envolvendo resolução, encerramento e abandono de controvérsias na ciência. Com efeito, apresenta implicações para o ensino de ciências visando, sobretudo, romper com a visão limitada de que exclusivamente por meio de experimentações as querelas são resolvidas.

Biografia do Autor

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Física (2012) e mestre em Educação Científica e Tecnológica (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

José André Peres Angotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física (1972), mestre (1981) e doutor (1991) em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física (IFUSP) e Faculdade de Educação (FEUSP) da Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Educação Científica e Tecnológica – Ensino de Física, formação Docente e TDIC junto ao grupo CRECIM da Universidad Autónoma de Barcelona – Espanha (2014-2015).

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos