O altruísmo e a busca de sentido na motivação de alunos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p195Resumo
Nesta pesquisa busca-se uma alternativa para melhorar a motivação de alunos para aprender ciências conforme dois modelos motivacionais, pouco explorados no âmbito de ensino, especialmente no Brasil. O primeiro modelo considera três níveis de motivações: extrínsecas, intrínsecas e transcendentes. O segundo modelo analisa a pessoa em quatro dimensões. Ambos modelos apresentaram resultados positivos no contexto empresarial, foram testados em algumas instituições de ensino e possuem, em comum, dois traços centrais: a busca de sentido e o altruísmo. Os dados desta pesquisa foram coletados, sobretudo, por meio de dois questionários, aplicados a um grupo de 102 alunos de três áreas de Engenharia de uma faculdade pública. As análises dos resultados dão indícios de que a busca de sentido e o altruísmo, traços centrais dos dois modelos motivacionais, foram considerados relevantes pelos estudantes, que cursavam a disciplina de Física.
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