Delineamento de tarefas de cálculo diferencial e integral envolvendo sequências numéricas: análise de um processo

Nélvia Santana Ramos, André Luis Trevisan, Marcele Tavares Mendes

Resumo


Assumindo a importância de refletir acerca do delineamento de tarefas matemáticas, em especial para aulas de Cálculo Diferencial e Integral, intenta-se neste artigo analisar o processo de delineamento de uma das tarefas que compõem o produto educacional oriundo de uma dissertação de mestrado profissional em Ensino de Matemática: como foi elaborada, apresentada/trabalhada com os estudantes e, quando necessário, redesenhada e reaplicada.  Para tanto, adotam-se pressupostos da Pesquisa de Desenvolvimento e apresenta-se uma análise de cunho qualitativo, de natureza essencialmente descritiva, incluindo ciclos de aplicação que ocorreram ao longo de quatro semestres, em quatro contextos distintos. Na análise, procuramos evidenciar, por meio do item da tarefa selecionada, (i) elementos resultantes do percurso metodológico de delineamento das tarefas; (ii) fases de seu delineamento e (iii) análise retrospectiva e considerações da professora-pesquisadora, primeira autora do texto.

Palavras-chave


Pesquisa de desenvolvimento; Cálculo diferencial e integral; Tarefas matemáticas; Sequências numéricas

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p27

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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