Democratização em processos decisórios sobre CT: o papel do técnico

Autores

  • Caetano Castro Roso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Maria
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p225

Resumo

Encaminhamentos, principalmente educacionais, do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm defendido a superação do modelo de decisões tecnocrático em temas sociais envolvendo Ciência-Tecnologia (CT). Contudo, ao incluir mais atores nos processos de tomada de decisões em temas envolvendo CT, em detrimento do modelo puramente tecnocrático, qual seria o papel dos técnicos? Para o enfrentamento dessa questão realizou-se uma articulação envolvendo a tríade: atuação de profissionais/especialistas, conhecimento técnico como um todo e processos formativos dos técnicos/tecnólogos. Neste trabalho, são realizadas considerações sobre a suposta neutralidade de CT, um dos pilares de modelos decisórios tecnocráticos, bem como são apresentadas e discutidas possíveis respostas obtidas para o problema de pesquisa, expressas em termos de papeis atribuídos aos técnicos em processos decisórios. Estes foram sintetizados em seis categorias: 1) Conhecimento Científico: condição necessária e suficiente, 2) Fornecer Informações Relevantes, 3) Fornecer Informações Relevantes e Avaliar Impactos de CT, 4) Reorientar a Agenda de Pesquisa em CT, 5) Viabilizar a Adequação Sociotécnica e 6) Buscar Soluções Junto com a Comunidade. Os principais aportes teóricos foram Paulo Freire e referenciais do movimento CTS com especial atenção ao Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS).

Biografia do Autor

Caetano Castro Roso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS), vinculado ao Departamento de Física. É doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC; 2017), linha de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM; 2014), linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. É graduado em Licenciatura em Física pela UFSM (2011). Integra o Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação da UFSM, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPECISC), vinculado ao Centro de Educação da UFSC e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e Tecnológica (GEPECT) vinculado ao Instituto de Física da UFRGS. Trabalha na área de Educação em Ciências / Ensino de Física com ênfases em Currículo, Formação de Professores, perspectiva educacional de Paulo Freire e movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), dedicando especial atenção à vertente latino-americana (PLACTS).

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutor em Educação - Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, Paulo Freire, CTS e educação em ciências.

Demétrio Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina

Formado na Universidade de São Paulo onde graduou-se em Licenciatura em Física (1973), obteve o título de mestre em Ensino de Ciências (1982) e de doutor em Educação (1991). Durante 1979-1980 foi pesquisador e formador do Institut de Recherche, Formation, Education et Developpement, Paris, tendo coordenado o Projeto Formação de Professores de Ciências da Guiné Bissau. Atualmente é professor voluntário associado IV do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-05-13

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Artigos