Homenagem

Autores

  • Maurício Pietrocola Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Resumo

Difícil exprimir nossas homenagens por alguém que dedicou sua existência a melhorar a
forma como os conhecimentos da ciência seriam recebidos por alunos e alunas em sala de aula. Eis o desafio que essas poucas linhas terão de enfrentar ao externar o apreço e carinho desta comunidade pela pesquisadora Terezinha de Fátima Pinheiro, colega de área que nos deixou em Junho último. Coube a mim a complicada tarefa de evidenciar traços de sua breve, mas marcante, trajetória na área.

Biografia do Autor

Maurício Pietrocola, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Maurício Pietrocola é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1988). Realizou seu doutoramento em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Iniciou a carreira docente como professor de Física em Escolas de nível médio (1984-1988). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo intitulada: Reflexões Histórico-Epistemológicas e o Ensino das Ciências (2004). Foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-2002). Foi secretário de Educação na Sociedade Brasileira de Física por duas gestões (1999-2001 e 2001-2003). Foi membro do International Comission on Physics Education ( 2002- 2005). Na gestão seguinte tornou-se vice-presidência (2005-2008). O pesquisador tem participado da organização de diversos eventos, nacionais e internacionais, de pesquisa em ensino de ciências, . É membro correspondente internacional da equipe RESHEIS ( Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). Realizou estágio de pesquisa no exterior e mantém colaborações com diversas instituições de pesquisa no exterior. Foi Distinguished Visiting Fellow no programa Advanced Research Collaborative e no Urban Education Program da City University of New York em 2013-2014. É Atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores

Downloads

Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Artigos