Panorama geral das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de óptica

Autores

  • Eder Pires de Camargo Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Ilha Solteira e Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Bauru.
  • Roberto Nardi Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O presente texto encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender quais são as principais barreiras e alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Apresenta e discute as dificuldades e viabilidades para a participação efetiva do aluno cego de nascimento em aulas de óptica. Por meio de análise de conteúdo, identifica quatro classes funcionais implicadoras de dificuldades e seis de viabilidades. Essas classes foram as seguintes: dificuldade: comunicação, segregativo, experimento e operação matemática. Viabilidade: comunicação, experimento, operação matemática, apresentação de modelos, utilização de materiais e apresentação de hipóteses. Como se nota, algumas classes estiveram presentes entre as dificuldades e viabilidades e outras não. Dessa forma, o que categorizou uma classe como dificuldade e/ou viabilidade foram suas características intrínsecas (linguagem e contexto). Como conclusão, enfatiza a importância da criação de ambientes comunicacionais adequados, a função inclusiva do elemento interatividade, bem como, a necessidade da destituição de ambientes segregativos no interior da sala de aula.

Biografia do Autor

Eder Pires de Camargo, Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Ilha Solteira e Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Bauru.

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", - Bauru- (1995), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual
Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Bauru- (2000), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Pós - doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Bauru- (2006). Atualmente, é Docente junto ao Departamento de Física e Química da UNESP de Ilha Solteira, onde leciona disciplinas para os cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Biologia, bem como, aos cursos de Engenharia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente no tema: ensino de física para alunos com deficiência visual.

Roberto Nardi, Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestre em 'Science Education' pela 'School of Education' da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF), (1991-1993), Secretário Executivo, Vice- Presidentes e Presidente da ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2000-2005). A partir de 1994 atua no Depto. de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação
para a Ciências da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Adjunto, Livre Docente. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, interessando-se por temas relacionados ao ensino de Ciências, particularmente ensino de Física, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores. É atualmente bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq,nível 1D.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos