Reconstituição histórica de uma trilha ecológica no contexto de uma comunidade escolar
Resumo
Este trabalho apresenta a reconstituição histórica de uma trilha ecológica que já não existe. O
projeto da trilha foi realizado pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, durante o ano de 2002, em um fragmento florestal urbano. A metodologia de pesquisa foi a Análise Histórico-Narrativa. A Trilha Ecológica do Canarinho foi utilizada por escolas próximas para dinamizar o ensino de Ciências e Biologia, em especial dos tópicos referentes à Educação Ambiental, no sentido de despertar um senso crítico quanto à posição da espécie humana frente ao meio ambiente, do qual também faz parte. Após um ano de intensa e crescente utilização pela comunidade, com resultados considerados satisfatórios, a trilha foi desativada, fato ainda hoje decepcionante para os envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.