A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de Química

Autores

  • Jane Raquel Silva de Oliveira
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionandose criticamente diante de tais aspectos.

Biografia do Autor

Jane Raquel Silva de Oliveira

Bacharel em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP). Autora de artigos em periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências e do livro Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química (2007, Editora Átomo).

Salete Linhares Queiroz, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade
Federal do Ceará, mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pela Pennsylvania State University. É professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos