Estudo de caso do Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra: contextualização e não disciplinarização em um projeto na educação fundamental

Autores

  • Sheila Ceccon
  • Maurício Compiani Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP).
  • João Luiz de Moraes Hoeffel Centro de Estudos Ambientais, Sociedades e Naturezas, Universidade São Francisco.

Resumo

A pesquisa aqui relatada é um Estudo de Caso sobre as metodologias de formação de professores e de ensino desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra, junto a 17 escolas de 1.º ao 5.º anos do ensino fundamental da rede pública municipal de Atibaia-SP, de 2003 a 2008. Como metodologia de formação de professores tem sido adotada a pesquisa participante, através da ação-reflexão-ação, realização de cursos e oficinas, estudos periódicos em HTPCs (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e produção de registro reflexivo para a ampla socialização de experiências de sucesso. Como metodologia de ensino a opção do Programa foi pela Pedagogia de Projetos como instrumento de educação ambiental. A concepção de educação adotada é a das correntes Humanista, Crítica e da Ecoeducação. No período estudado é possível constatar a transformação do fazer educativo de muitos educadores e a construção de uma postura profissional de produtores e disseminadores de conhecimento. Como um exemplo de prática pedagógica desenvolvida são apresentados dados do projeto Meio Ambiente: Uma questão de Educação, aplicado junto a uma quarta série do ensino fundamental.

 

Biografia do Autor

Sheila Ceccon

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1983), especialização de Horticultura pela Universidade de Pisa- Itália (1986), mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2010).

Maurício Compiani, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP).

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São
Paulo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), Doutorado em Educaçã0 pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É livredocente
pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e professor titular (2010) da Universidade Estadual de Campinas.

João Luiz de Moraes Hoeffel, Centro de Estudos Ambientais, Sociedades e Naturezas, Universidade São Francisco.

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Ciências Sociais pela
Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atualmente é Professor Associado na Universidade São Francisco, onde atua como Pesquisador e Coordenador do Centro de Estudos
Ambientais/Sociedades e Naturezas, Professor Doutor nas Faculdades Atibaia (FAAT) onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental Empresarial e Orientador em curso de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo.

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Publicado

2011-03-05

Edição

Seção

Artigos