(Des) encontros entre a modelagem matemática na educação matemática e a formação de professores de matemática

Tiago Emanuel Klüber

Resumo


Este ensaio visa explicitar aspectos que favorecem encontros e desencontros entre Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Formação de Professores de Matemática. Esse objetivo emergiu da questão investigada: que implicações emergem ao considerar a Modelagem Matemática na Educação Matemática um coletivo de pensamento distinto do coletivo da Formação de Professores de Matemática? A teoria que sustenta a discussão é basicamente a de Ludwik Fleck, uma epistemologia construtivista sócio-histórica. Além dessa teoria, outros conceitos referentes à formação de professores são convidados ao diálogo. A teoria assumida neste ensaio conduziu a metodologia de escrita e as respectivas categorizações. A síntese a que chegamos aponta para o rompimento de teorias e práticas no senso comum pedagógico para uma aceitação mais plena da modelagem por professores em todos os níveis de ensino.


Palavras-chave


Formação de professores; Modelagem matemática; Educação matemática; Ensino de ciências; Fleck

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.