As percepções na teoria sociocultural de Vigotski: uma análise na escola

Autores

  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste/Curso de Química/Campus de Toledo.
  • Marcelo Giordan Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-USP.

Resumo

As percepções são processos mentais, segundo a teoria sociocultural de Vigotski, fazendo parte da formação do pensamento humano. Assim os processos de percepção influenciam na formação dos conceitos científicos desenvolvidos na escola. Tendo como base estes princípios realizamos uma pesquisa com 226 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. Os resultados refletem que as percepções de Ciência e Tecnologia destes estudantes têm um significado bem localizado no tempo e contexto sociocultural.

 

Biografia do Autor

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste/Curso de Química/Campus de Toledo.

Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste e coordenadora do Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo/NECTO, coordenadora do sub-projeto
Química/Unioeste do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Marcelo Giordan, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-USP.

Bacharel e mestre em Química, doutor em Ciências pelo Instituto de Química/UNICAMP e Livre-docente em Educação pela FE/USP, docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos