O desprestígio das imagens no ensino de ciências, até quando? Uma contribuição das geociências com a Gestalt
Resumo
Este trabalho discute que no ensino de ciências tem sido dado pouca atenção à linguagem visual, ao espaço e ao contexto. Isso decorre de um casamento entre dois fortes mitos que são o poder verbal e o ideal analítico, em uma escola generalista, descontextualizada que prima pelo discurso escolar das definições, das ilustrações e das demonstrações. Com base na Gestalt, objetiva-se construir teorizações sobre o papel destacado da imagem e suas relações com a percepção e síntese, suas inter-relações em como os objetos e espaços são definidos e construídos, como também o destacado papel dos raciocínios espaciais na simbolização de formas/objetos. A partir de exemplos desenvolvidos no ensino fundamental com temas geocientíficos, apresenta-se e discute-se o papel da imagem, do pensamento visual e da síntese em suas relações recíprocas com o verbal.
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Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY