Os modelos mentais relacionados ao aprendizado de sistemas lineares no ensino superior
Resumo
Na tentativa de investigar os modelos mentais de sistemas lineares foram entrevistados 58 alunos e 1 professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga. Além de identificar quatro modelos dotados de conceituação teórica, verificou-se que a hipótese de níveis para evolução destes modelos elaborada inicialmente pela pesquisa divergiu da apresentada pelos alunos (o que pode representar falsas concepções dos docentes a respeito do conhecimento que os alunos possuem. Tal fato pode influenciar, por exemplo, a atribuição adequada de pesos em uma avaliação ou o enfoque dado ao planejar uma aula). Observaram-se, ainda, pontos mais susceptíveis às falhas na aprendizagem como, por exemplo, a significação gráfica da resolução de um sistema. Com o resultado, tornou-se possível fornecer aos professores parâmetros os quais justifiquem a inserção de outras formas de ensino (como, por exemplo, fornecer suporte necessário para atender aos diferentes níveis cognitivos apresentados pelos estudantes, tornando a aprendizagem destes ainda mais significativa).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.