Os modelos mentais relacionados ao aprendizado de sistemas lineares no ensino superior

Autores

  • Gustavo Venancio Pimenta Curso de Licenciatura em Matemática,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga).
  • Graziela Belmira Dias da Silva Curso de Licenciatura em Matemática,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga).
  • Aparecida dos Reis Eufrásio Curso de Licenciatura em Matemática,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga).
  • Adeliene Aparecida Porto Curso de Licenciatura em Matemática,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga).
  • Niltom Vieira Junior Curso de Licenciatura em Matemática,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga).

Resumo

Na tentativa de investigar os modelos mentais de sistemas lineares foram entrevistados 58 alunos e 1 professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga. Além de identificar quatro modelos dotados de conceituação teórica, verificou-se que a hipótese de níveis para evolução destes modelos elaborada inicialmente pela pesquisa divergiu da apresentada pelos alunos (o que pode representar falsas concepções dos docentes a respeito do conhecimento que os alunos possuem. Tal fato pode influenciar, por exemplo, a atribuição adequada de pesos em uma avaliação ou o enfoque dado ao planejar uma aula). Observaram-se, ainda, pontos mais susceptíveis às falhas na aprendizagem como, por exemplo, a significação gráfica da resolução de um sistema. Com o resultado, tornou-se possível fornecer aos professores parâmetros os quais justifiquem a inserção de outras formas de ensino (como, por exemplo, fornecer suporte necessário para atender aos diferentes níveis cognitivos apresentados pelos estudantes, tornando a aprendizagem destes ainda mais significativa).

Biografia do Autor

Niltom Vieira Junior, Curso de Licenciatura em Matemática,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga).

Docente do Curso de Licenciatura em Matemática - Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Formiga).

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos