História da ciência através do cinema: dispositivo pedagógico na formação de professores de ciências
Resumo
O texto discute a utilização da história da ciência veiculada pela mídia cinematográfica na formação de professores de ciências. A utilização da história cinematográfica da ciência como foco de debate decorre do pressuposto de que em uma sociedade marcada pela proliferação e disseminação de uma cultura da imagem os espaços de mídia constituem-se lugares de formação tanto quanto a escola, família e instituições religiosas. A análise da produção midiática objetiva por em suspeição os lugares sociais da ciência instituídos pelas narrativas cinematográficas. O que esses aparatos discursivos produzem? Que modos de ver/ser cientistas fabricam? Que conhecimentos sancionam/interditam? Que regimes de verdades instituem? Como prática formativa tal abordagem não tem como finalidade provocar adesão a essa ou aquela concepção de ciência, mas discutir os efeitos sociais da assunção desta/daquela verdade. Isso é particularmente importante na formação docente, já que parte significativa da formação científica das novas gerações estará sob suas responsabilidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.