Formação de professores de ciências: reflexões sobre a formação continuada

Autores

  • Vania Fernandes e Silva
  • Fernando Bastos

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a formação continuada de professores de Ciências e, para isso, realizaram-se uma análise documental sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96) e uma pesquisa bibliográfica a fim de fazer um levantamento e um estudo sobre autores cuja contribuição para essa área é reconhecida, abordando os seguintes itens: (i) aspectos da legislação vigente e das políticas públicas voltadas para a formação continuada de docentes da Educação Básica; (ii) saberes docentes necessários a sua formação profissional; e (iii) formação continuada de professores de Ciências. Concluiu-se que o desenvolvimento profissional do professor deve acontecer através da formação continuada institucional, composta por um plano de trabalho, para que ele possa se desenvolver eficazmente em sua tarefa como mediador entre a interação dos alunos com as informações obtidas, de maneira que se efetive o processo ensino-aprendizagem e sejam construídos pelos estudantes conhecimentos científicos consistentes. 

Biografia do Autor

Vania Fernandes e Silva

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2000) e doutoranda em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Atualmente é professora efetiva no Ensino Fundamental e no Curso de Especialização em Educação no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Fernando Bastos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade
de São Paulo (1984), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos