A necessidade de inserção do processo de seleção sexual nos livros didáticos do ensino médio

Autores

  • Livia Baptista Nicolini
  • Leandro de Oliveira Costa
  • Ricardo Francisco Waizbort

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de seleção sexual de Darwin e discutir a importância de sua inserção nos livros didáticos do Ensino Médio. Foram analisados os livros que fazem parte da lista sugerida pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Os resultados indicam que esse conceito é apresentado em menos de 50% das obras sugeridas pelo PNLEM e que é caracterizado como um tipo de seleção natural. Sugerimos que é necessária a diferenciação de tais conceitos com o objetivo de promover um ensino mais eficaz dos mesmos, o que poderá facilitar a compreensão da Teoria Evolutiva de forma mais ampla e do conceito de seleção natural de forma mais específica

 

Biografia do Autor

Livia Baptista Nicolini

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Ciências Biológicas modalidade
Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Leandro de Oliveira Costa

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em Ensino de Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica / UFRJ. Mestre em Ensino de Biociências e Saúde pela FIOCRUZ. Atua como Professor/Tutor do curso de graduação em Medicina no Centro Universitário Serra dos Órgãos e professor do curso de Ciências Biológicas da mesma instituição. Também atua na Educação Básica como professor de Biologia concursado pela SEEDUC-RJ.

Ricardo Francisco Waizbort

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado - Modalidade Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Genética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde.

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Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Artigos