A necessidade de inserção do processo de seleção sexual nos livros didáticos do ensino médio

Livia Baptista Nicolini, Leandro de Oliveira Costa, Ricardo Francisco Waizbort

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de seleção sexual de Darwin e discutir a importância de sua inserção nos livros didáticos do Ensino Médio. Foram analisados os livros que fazem parte da lista sugerida pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Os resultados indicam que esse conceito é apresentado em menos de 50% das obras sugeridas pelo PNLEM e que é caracterizado como um tipo de seleção natural. Sugerimos que é necessária a diferenciação de tais conceitos com o objetivo de promover um ensino mais eficaz dos mesmos, o que poderá facilitar a compreensão da Teoria Evolutiva de forma mais ampla e do conceito de seleção natural de forma mais específica

 


Palavras-chave


Ensino de biologia; Livros didáticos; Seleção natural; Seleção sexual

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/%25x

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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