Pesquisa-ação: a ampliação do debate envolvendo os direitos sociais da comunidade a partir das reflexões sobre ética e bem- estar animal

Autores

  • Márcia Regina Pfuetzenreiter
  • Diogo Vaz da Silva Junior
  • Thaiza Savaris
  • Kayane Pereira Besen

Resumo

Realizou-se um trabalho com enfoque em ética e bem-estar animal entre professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do Município de Lages, SC. A atuação iniciou como um projeto de extensão universitária em educação em saúde que se transformou em pesquisa-ação. Os debates em torno do tema levaram à percepção da existência de outras dificuldades que estavam presentes no dia a dia da comunidade. Estas preocupações culminaram com a necessidade de conhecimento com maior profundidade das principais questões que afligem a população e a busca de soluções. As professoras e estudantes tomaram a iniciativa de empreender uma investigação sobre os principais problemas encontrados nos bairros da cidade. As reflexões em direito animal forneceram fundamentos para a conscientização de que os próprios indivíduos são sujeitos de direito e reivindicações, incorporando outras dimensões e levando à percepção das condições de vida e integração ao contexto social.

 

Biografia do Autor

Márcia Regina Pfuetzenreiter

É professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com área de concentração em Ensino de Ciências (2003).

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Artigos