Pesquisa-ação: a ampliação do debate envolvendo os direitos sociais da comunidade a partir das reflexões sobre ética e bem- estar animal
Resumo
Realizou-se um trabalho com enfoque em ética e bem-estar animal entre professores e alunos das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola do Município de Lages, SC. A atuação iniciou como um projeto de extensão universitária em educação em saúde que se transformou em pesquisa-ação. Os debates em torno do tema levaram à percepção da existência de outras dificuldades que estavam presentes no dia a dia da comunidade. Estas preocupações culminaram com a necessidade de conhecimento com maior profundidade das principais questões que afligem a população e a busca de soluções. As professoras e estudantes tomaram a iniciativa de empreender uma investigação sobre os principais problemas encontrados nos bairros da cidade. As reflexões em direito animal forneceram fundamentos para a conscientização de que os próprios indivíduos são sujeitos de direito e reivindicações, incorporando outras dimensões e levando à percepção das condições de vida e integração ao contexto social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
