Cartografias Contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemática

Autores

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP

Resumo

O texto pretende apresentar, em linhas gerais, alguns dos princípios e pressupostos que norteiam o Projeto de Pesquisa Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil. Não trata, entretanto, de apresentar ou descrever o projeto, propriamente, mas seu solo, as crenças que o sustentam. Dentre esses princípios ressaltam-se as concepções sobre teorização e metodologia, formação de professores, narrativas e o conceito de mobilização/apropriação. A metáfora da cartografia alinhava todo o texto, e dela decorremconsiderações – sobre amplitude, descentralização e jogos de escala – julgadas essenciais para justificar o Projeto

Biografia do Autor

Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP

Docente da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e credenciado nos Programas de Pós-graduação em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), é bacharel em Matemática, mestre e doutor em Educação Matemática. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa e pós-doutoramento junto à Indiana University-Purdue University at Indianapolis (EUA). Tem orientado projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em temas ligados à História da Educação Matemática Brasileira, focando as narrativas e, particularmente, mobilizando a História Oral como metodologia de pesquisa. É bolsista Produtividade em Pesquisa – CNPQ desde o ano de 2001 e coordena o Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM), criado em 2002. Dentre suas atividades, considera particularmente significativa a criação de um acervo de livros didáticos antigos de Matemática e outras disciplinas escolares que hoje conta com aproximadamente 1500 obrasoriginais, produzidas entre o século XVIII e meados do século XX, aberta à comunidade (as referências das obras do acervo podem ser obtidas em www.ic.ghoem.com, e ostrabalhos produzidos pelo GHOEM podem ser integral e gratuitamente acessados em www.ghoem.com).  

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